sábado, 21 de setembro de 2013

FOTOPROTEÇÃO


Olá pessoal, hoje vou dar alumas dicas sobre exposição solar e fotoproteção!!!!

Não há dúvidas de que o sol é importante para manutenção de uma vida saudável. Precisamos dele para produção de vitamina D no nosso organismo e evitar doenças como o raquitismo. Apenas 10 minutos diários de sol são suficientes para prover as nossas necessidades. Exposição prolongada ao sol pode causar sérios danos à pele devido ao efeito cumulativo da radiação solar.

É importante se proteger do sol?
Não há dúvidas de que a proteção solar diária e regular é muito importante. O sol está relacionado ao envelhecimento precoce da pele, queimaduras, desidratação, insolação, além do câncer de pele que hoje em dia é bastante frequente e motivo de preocupação. Por isso, a prevenção do câncer de pele e de muitas outras doenças de pele relacionadass ao sol é extremamente importante e se inicia na infância, devendo manter-se por toda a vida.



Como se proteger do sol ?


Os filtros solares, ou fotoprotetores já são bastante conhecidos de todos. Podem ser encontrados em loções, creme, gel, spray. Eles contêm substâncias que filtram a luz, deixando passar apenas os raios menos nocivos à nossa pele.
Não podemos nos esquecer das outras formas de proteção! Chapéu, bonés, sombrinhas, roupas apropriadas também conferem proteção. Além disso, o ideal seria não se expor ao sol das 10hs às 16hs, período no qual a incidência solar é mais intensa e perigosa.


Como aplicar o protetor solar?
a) A região que moramos é bastante quente!! Escolha sempre FPS 30 (ou maior, se seu médico assim orientar), prefira também os que protejam contra os raios UVA, UVB (ultravioleta A e B); já existem os que protegem contra a radiação infravermelha (verificar embalagem).

b) Se sua pele for seca prefira cremes ou loções;

c) Se sua pele for oleosa prefira os géis ou loções mais suaves;

d) O ideal é aplicar 20 minutos antes de se expor ao sol, em todo o rosto e corpo, espalhando-o de modo bem homogêneo;

e) É aconselhável a reaplicação pelo menos a cada 2 horas quando estiver no litoral ou clube, ou ainda após cada mergulho (mesmo os filtros que são à prova d’água). Na cidade, aplique a cada 3 ou 4 horas em toda área que estiver exposta à luz. Se transpirar demais, também é aconselhável reaplicar mais vezes;

f) Não se esqueça das orelhas, nuca, dorso dos pés;

g) O uso dos fotoprotetores não deve se limitar ao verão, mas ao ano todo, mesmo nos dias mais nublados.


Dicas importantes:
- Bronzeamento artificial é tão nocivo quanto a exposição direta ao sol. Além disso, nem sempre as câmaras bronzeadoras são confiáveis ou providas de filtro adequado;

- Beba sempre muitos líquidos para evitar a desidratação;

- Contato com frutas (figo, além das cítricas), maquiagem, perfumes, medicamentos e cosméticos podem levar a reações da pele especialmente quando exposta ao sol, surgindo manchas ou até bolhas e queimaduras;

- Hidratantes: use-os após cada período de exposição ao sol e após os banhos. Existem vários disponíveis, seu médico dermatologista saberá indicar o melhor para seu tipo de pele.

- Crianças: a partir dos seis meses de idade deve ser iniciado o uso de um protetor solar apropriado para bebês. Antes disso, eles devem sempre permanecer à sombra e protegidos. Nunca expostos diretamente à radiação solar.



Preste atenção!!!!!
Mesmo com o uso de fotoprotetores, sol demais é perigoso! O filtro solar deve ser usado diariamente, de forma regular e espalhado homogeneamente sobre a pele. Não se esqueça de reaplica-lo durante o dia, quando suar demais ou após um mergulho.
Cuidar da sua pele é muito importante para sua saúde e beleza!
Até a próxima......

Nenhum comentário:

Postar um comentário