segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Queimaduras


Queimaduras



A queimadura está entre as lesões mais comuns ocorridas dentro de casa. Principalmente quem tem crianças dentro de casa deve ficar atento e precisa saber como fazer os primeiros socorros quando alguém se queima.


Dependendo do agente causador da queimadura, podemos classifica-las em térmicas, químicas e elétricas. As queimaduras térmicas são aquelas causadas pelo calor e são as mais frequentes.


As queimaduras são classificadas em diferentes graus, dependendo da profundidade que atingem. Essa classificação é importante para se avaliar o prognóstico, a previsão de cicatrização e  de cura. Quanto mais superficiais, melhor o prognóstico.


Queimadura de Primeiro Grau:

- São as mais superficiais. Deixam a pele avermelhada (hiperemiada) e inchada (edemaciada), é dolorida. Uma exposição prolongada ao sol pode desencadear esse tipo de lesão.


Queimadura de Segundo Grau:

-Nesse tipo de queimadura já vemos o aparecimento de bolhas. Tem uma profundidade intermediária.


Queimadura de Terceiro Grau:

- É a mais profunda e grave das queimaduras. Atinge todas as camadas da pele com o aparecimento de uma zona de morte tecidual (necrose). Músculos e nervos são atingidos e, por isso, nesses casos pode já não haver dor.


Não existe produto ou receita que aliviem imediatamente as dores ou lesões causadas pela queimadura.  Passar café, açúcar, pasta de dente aumenta o risco de infecções bacterianas e de irritações na pele que está mais vulnerável pela queimadura.

Após a ocorrência de queimaduras, o ideal é sempre usar água para resfriar a área atingida. Deve-se lavar a região atingida com água corrente. Além de dissipar o calor, isso ajuda a evitar contaminação. 


Evite usar algodão, que pode grudar no ferimento dificultando a limpeza do local.


Se houver formação de bolhas, não se deve estourá-las. O teto da bolha é uma proteção natural para pele queimada.


Nos casos de queimaduras mais profundas, podem ser necessários intervenção cirúrgica, enxertos de pele e uso de curativos especiais para recuperação e cicatrização da pele.


Outro cuidado é retirar os acessórios, como pulseiras e anéis, pois o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos.


Leve a pessoa acidentada imediatamente ao serviço médico mais próximo.


A prevenção através do conhecimento é a melhor maneira de se evitar acidentes com queimaduras.


Espero que tenha ajudado!
Até a próxima.....!

Nenhum comentário:

Postar um comentário